e-sic

O que é o e-SIC?

O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão é o serviço pelo qual qualquer pessoa pode realizar pedidos de acesso à informação, assim como acompanhar o prazo e receber as respostas de forma informatizada. O cidadão ainda pode entrar com recursos e apresentar reclamações sem burocracia.

Como pedir uma informação

 

Pedido presencial

  • 1. Dirija-se à unidade física do SIC pertencente ao orgão ao qual você pretende solicitar a informação.
  • 2. Preencha o Formulário de Acesso:
    Pessoa natural   |    Pessoa jurídica
  • 3. Aguarde a inserção da solicitação no e-SIC e receba o seu número de protocolo. Guarde o seu número de protocolo, pois ele é o comprovante do cadastro da solicitação via sistema.

Pedido eletrônico

  • 1. Clique em “Acessar o Sistema” no link a seguir e preencha os campos corretamente.
    Acessar o Sistema .
  • 2. No sistema, preencha os campos corretamente com os seus dados e clique em “salvar”.  Na própria tela de cadastro, você irá escolher uma senha de acesso e receberá por e-mail os dados para login no sistema.
  • 3. Acesse o sistema com seu nome de usuário e senha.
  • 4. Clique em “Registrar Pedido” e preencha o formulário de solicitação de pedido. Atenção: Antes de realizar o pedido, leia atentamente as dicas para o pedido e conheça os procedimentos que devem ser adotados para fazer sua solicitação.
  • 5. O e-SIC irá disponibilizar um número de protocolo e, também, o enviarão por e-mail. Guarde o seu número de protocolo, pois ele é o comprovante do cadastro da solicitação via sistema.