Festival do Carro de Boi de Flores terá mais segurança e cuidados redobrados com os animais

Após dois anos sem programação junina por força da covid-19, a Secretaria de Turismo e Eventos do Município de Flores, no Sertão Pajeú, deu nome ao evento mais esperado do ano de São João das Tradições, que além das apresentações musicais, já está sendo enriquecido com atividades culturais durante todo o período junino, finalizando no dia 24/06, a partir das 14h, com o maior Festival do Carro de Boi do Brasil, que tem como objetivo fazer referência a um dos transportes mais antigos do homem do campo, utilizado em diversas atividades rurais.

O agricultor José da Silva Furtuoso que vem participando do festival, disse que sempre procura enfeitar o carro “com coisas da roça”.

Para receber os carreiros, a administração vai montar uma mega estrutura para acomodar o público, jurados, autoridades e imprensa. Na última edição, cerca de 7 (sete mil) pessoas prestigiaram o evento, e para garantir a segurança da população, a administração municipal vai contar com o apoio de dezenas de vaqueiros e policiais do Batalhão de Trânsito, posicionados em todas as ruas por onde passará o desfile e no local reservado para o corpo de jurados que vão avaliar a indumentária, horário e originalidade.

Para garantir a tranquilidade dos animais e minimizar o cansaço, a Secretaria de Agricultura está preparando um local com água e comida.

“Uma das nossas prioridades é cuidar bem do personagem principal deste evento que é o boi, e para isso estamos ampliando e melhorando ainda mais o local de concentração com a garantia de água, comida e um descanso adequado”, explicou Ulisses Ferreira – Secretário de Agricultura.

Na última edição mais de 120 (cento) vinte carreiros desfilaram pelas principais ruas do município, com decorações que retratam a cultura nordestina, como o São João, agricultura e o vaqueiro; além de outros temas como segurança, saúde e futebol.

O valor total da premiação soma R $10.800,00 (dez mil e oitocentos) e cada participante receberá R $100,00 (cem reais) por participação. As inscrições estão sendo realizadas na Secretaria Municipal de Agricultura.